Instituto Cultural No Palco da Vida

A organização nasceu em 2007 com uma oficina de teatro no SESC Ramos, criada pelo ator Wal Schneider. Ele saiu do Ceará com 17 anos de carona em um caminhão de melão, com 25 reais no bolso, para seguir o sonho de ser ator no Rio de Janeiro. Passou por dificuldades; lavou pratos, fez faxina e passou fome até conseguir se formar na CAL (Casa das Artes de Laranjeiras). Mas seu sonho era maior, dizia que se conseguisse alcançá-lo, faria de tudo para que outras pessoas também realizassem o sonho delas. Em 2011, teve a ousadia de alugar um casarão em Olaria, Zona Norte do Rio. O Instituto Cultural No Palco da Vida, vem fazendo história no bairro de Olaria, tornando-se a primeira escola de artes da região da Leopoldina. A sede é na região do Complexo do Alemão, comunidade com 70.000 habitantes, onde 65,8% da população é de jovens e adultos (de 15 a 64 anos) e que tem um dos piores índices de desenvolvimento social do Rio (dos 160 bairros cariocas, o Alemão ocupa a 147.ª – Fonte IPP).

MISSÃO:

Germinar a cultura em Olaria, Complexo do Alemão e adjacências, com a efetiva participação da comunidade, por meio de uma arte humana que respeita e valoriza a diversidade, a ética e o desenvolvimento pessoal.

PROPÓSITO:

Ampliar o acesso à cultura e desenvolver habilidades e competências de crianças, jovens, adultos e pessoas com necessidades especiais, em situação de fragilidade social, ajudando a formar cidadãos conscientes e protagonistas de suas vidas. Capacitamos os alunos a não ser somente artistas no palco, mas sim fazer a parte dos bastidores (figurino, filmagem, divulgação, cenário e etc.) tornando-se os próprios protagonistas de sua ação.