Oficinas

TURMAS:
TURMA 1: Idade de 5 a 9 anos.
TURMA 2: Idade de 10 a 14 anos.
TURMA 3: Idade de 15 a 90 anos.

PROFESSORES:
TURMA 1: (5 até 9) – Mia Assunção e Edê Barbosa.
TURMA 2: (10 até 14) – Liv Milla.
TURMA 3: (15 até 90) – Wal Schneider

OFICINAS (PROCESSO DE AULAS):

Oficinas artísticas infantis para 20 crianças com idade de 5 a 14 anos, que são realizadas uma vez por semana (aos sábados das 10h às 12h e 13h às 15h), durante 6 meses em dois semestres.
Oficinas artísticas para jovens, adultos e 3ª idade com idade de 15 a 90 anos, realizadas duas vezes por semana (terças e quintas das 19h às 21:30h), durante 6 meses em dois semestres. 

METODOLOGIA: Trabalhamos os métodos do Teatro do Oprimido, Griot, Ópera de Pequim, Théâtre du Soleil da França, escolas americanas e australianas de artes dramáticas. Nossas referências pedagógicas são Paulo Freire e Escola da Ponte, em Portugal. O processo criativo de produção dos espetáculos realiza atividades que estimulam o estudo, a leitura, a criatividade e a consciência social, baseadas em uma arte humana que preza pelo respeito à diversidade. Trabalhamos a interação de distintas personalidades a fim de mudar a realidade local.

1 Oficinas: Nas oficinas são trabalhadas técnicas de dança contemporânea, teatro, musicalidade, audiovisual e literatura. Através dessas técnicas trabalhamos o desenvolvimento de habilidades e competências, estimulando que cada um desenvolva suas potencialidades que se torne cidadão mais consciente.   Temos a Residência Artística, na qual convidamos profissionais a darem um workshop gratuito para os alunos, a fim de ampliar ainda mais suas habilidades. 

Liv Milla com os alunos na oficina teatral (Foto: WIll Dubrok).

2 Vivencias artísticas: ): Realização de passeios mensais proporcionando as crianças, jovens, adultos e 3ª idade a oportunidade de ter uma vivência em aparelhos culturais da cidade, através de visitas a exposições, espetáculos teatrais, bibliotecas e estúdios de TV, como por exemplo: Escola Nacional de Circo, Teatro Municipal, Escola de Música Villa Lobos, Biblioteca Nacional, Academia Carioca de Letras, Academia Brasileira de Letras entre outros.  Eventos promovidos dentro do projeto como o Papo de Mestre, que recebemos convidados entre atores, diretores, músicos, entre outros, para ter um bate papo com os alunos, e falar da carreira e vida, servindo como inspiração aos alunos.  

Alunos após estudos na FUNARTE (Foto: Will Dubrok).

3 Montagem de Espetáculo: Ao final da oficina de seis meses, os alunos terão que apresentar uma montagem teatral para que possam ter a experiência de palco, colocando em prática tudo que aprenderam nas oficinas, demonstrando assim o seu talento individual e coletivo. Serão três montagens a cada dois semestres, dois espetáculos infantil/ adolescente (crianças de 5 a 14 anos) e uma de jovens/adultos (15 a 90 anos).

Espetáculo Anjos em Agonia (ACERVO DO PROJETO)