Lançamento do livro “Chica Xavier: Mãe do Brasil”, escrito por Teresa Montero no Centro Cultural Atriz Chica Xavier

Chica Xavier e Teresa Montero no lançamento do livro ‘Chica Xavier; Mãe do Brasil’ no Centro cultural 2013 (Foto; Thelma Galino).

 

Em 2013 foi lançado a biografia da atriz Chica Xavier na sede do projeto No Palco da Vida. Escrita pela escritora Teresa Montero (Biografa da Clarice Lispector), resgata a incrível luta e amor ao teatro. Chica, nasceu em Salvador – Bahia em 1936, ingressou para o Rio nos anos 1950, há 60 anos, para estudar teatro,  sem recursos financeiros, pode estudar no Teatro Duse, de Paschoal Carlos Magno. Também foi uma das alunas do educador Anísio Teixeira.

Esse livro surgiu de uma ideia do Wal Schneider, por ela ter o Centro Cultural, no qual me procurou e disse “Teresa, você escreveu a biografia da Clarice, porque não escreve uma sobre a Chica? Porque o centro cultural é para permanecer viva a história dela.” Eu amei de primeira, porque uma trajetória dessas precisa ser transmitida. O núcleo essencial para ter escrever sobre a Chica é a família, toda vez que conversamos sempre a família em primeiro lugar.  Diz Teresa Montero.

Em 2011 ganhou uma grande homenagem, um Centro Cultural em seu nome, dentro da sede do projeto No Palco da Vida, coordenado pelo ator Wal Schneider.

Eu acho que nessa fase da minha vida, foi o que me aconteceu de mais importante. Esse trabalho de vocês foi o que veio me dar força e impulso para minha subida ser gloriosa, porque aquela menininha da Gamboa, pensou em fazer teatro, mas nunca pensou em ser homenageada a ponto de ter meu nome numa escola.Relata Chica Xavier.

Teresa Montero, Chica Xavier, Serjão Loroza com o grupo no lançamento 2013 (Foto; Jorge Paulino)

https://www.facebook.com/nopalcodavida/?fref=ts
#