Agenda

Lançamento do livro Um Palco e Muitas Vidas!

Wal Schneider e Teresa Montero com o grupo no lançamento do livro Um Palco e Muitas Vidas – 2017 (Foto: Jorge Paulino) 

A atriz Zezé Motta soltou a voz e a veterana Ruth de Souza arrancou aplausos  durante o lançamento do livro Um Palco e Muitas Vidas, de Teresa Montero, que aconteceu nesta terça-feira, 16 de janeiro, na Livraria Argumento, no Leblon, Rio de Janeiro. As artistas foram algumas das personalidades presentes ao evento, que comemorou os 10 anos do projeto No Palco da Vida, do ator e diretor Wal Shneider.

 

A atriz Ruth de Souza, de 96 anos, foi muito aplaudida quando chegou ao evento e ganhou flores da equipe do projeto. Os autores Elizabeth Jhin e Francisco Azevedo, a jornalista e atriz Bianca Ramoneda, o ex-ministro da cultura Marcelo Calero, o advogado das estrelas Sylvio Guerra e os atores Sérgio Fonta e Therla Duarte ( O Outro Lado do Paraíso), Alexandre Lino (A Cara do Pai) e Melise Maia, também prestigiaram o evento. Zezé Motta, a Mãe do Quilombo em o Outro Lado do Paraíso, chegou no maior astral e, após cumprimentar Teresa e Wal, soltou a voz com os alunos do projeto cantando um trecho de“Muito Prazer Zezé” para delírio dos presentes.

Eles são um centro de energia pulsante. Cada vez que encontro com eles é sempre uma alegria… Primeiro que fico com vergonha de reclamar de qualquer coisas da vida. Porque eu nunca vi gente ter tanta energia de fazer muito com tão pouco. – Afirma Bianca Ramoneda.

– Sempre fico feliz e admirado com o projeto lindo de inclusão social impressionante pelo teatro, isso é maravilhoso porque o teatro têm esse poder. É uma alegria fazer parte deste projeto, ver o sucesso que foi essa noite.  – Diz Sergio Fonta.

 

Localizado em um casarão no bairro de Olaria, no Rio de janeiro, o projeto No Palco da Vida já atendeu mais de 3000 alunos de todas as idades, incluindo alunos especiais, com aulas de teatro, cinema, dança, música, literatura, palestras e acesso a uma biblioteca com mais de 6 mil livros e 8 mil DVDs e conta com apoio de famosos como Dira Paes, Malu Mader e Bianca Ramoneda. “Faço palestras, dôo livros para o acervo do projeto, contribuo como posso. Se os nossos governantes fizessem pelos cidadãos e pela arte 10% do que o Wal Schneider construiu em 10 anos sem apoio das políticas públicas, nossa cultura estaria muito melhor”, disse Bianca.

O livro Um Palco e Muitas Vidas  já está à venda nas livrarias Eldorado e Copabooks e on-line apenas pelo site da livraria Eldorado (www.livrariaeldorado.com.br). Toda a renda das vendas será revertida para o projeto, inclusive os percentuais da editora e da autora.

Confira abaixo o que rolou:

FICHA TÉCNICA DO LIVRO

Texto: Teresa Montero

Editora: Eldorado

Páginas: 179

Valor de venda: R$39,90

Ler mais

Livro “Um Palco e Muitas Vidas: 10 anos de histórias No Palco da Vida”, de Teresa Montero

Convite Oficial para o lançamento do livro “Um Palco e Muitas Vidas: 10 anos de histórias No Palco da Vida”, de Teresa Montero.

O LANÇAMENTO DO ANO!

Escrito por Teresa Montero, biógrafa de Clarice Lispector, com orelha por  Sergio Fonta e depoimentos de inúmeros artistas, como Malu Mader e Tony Ramos, Wal Schneider e sua equipe lançam o livro que marca os 10 anos de No Palco da Vida.

Foi com 7 anos de idade que Wal Schneider, fundador do projeto No Palco da Vida, descobriu seu amor por teatro. Foi aos 17 que deixou sua cidade natal, Tabuleiro do Norte, no Ceará, de carona em cima de um caminhão de melão, para realizar o grande sonho de ser ator. Chegando no Rio de Janeiro, lavou pratos, foi atendente em padarias, lavou banheiros e fez faxina, tudo para poder pagar a formação de ator. Hoje, após anos de luta e muito trabalho, levando mais do que a formação teatral para inúmeras pessoas, Wal comemora 10 anos de sucesso do projeto com o lançamento do livro “Um Palco e Muitas Vidas – 10 anos de histórias No Palco da Vida”. O livro já está sendo vendido nas livrarias Eldorado e Copabooks e on-line apenas pelo site da livraria Eldorado (www.livrariaeldorado.com.br). A obra reúne a trajetória do projeto, desde seu início, com depoimentos de artistas que apoiam e ajudam a causa.

Wal Schneider (Idealizador do projeto) e Teresa Montero (Autora) com o livro Um Palco e Muitas Vidas em frente a estátua da Clarice (Foto: Caio Costa)

Para Wal, o projeto “No Palco da Vida” é a como a eterna luta do sonho que parece impossível. Eles buscam muito além do teatro que pretende apenas conquistar os aplausos da plateia, os estúdios da televisão ou as telas do cinema. O teatro do Palco da Vida quer muito mais, quer estimular o convívio saudável e despertar a autoconfiança de cada um do grupo, quer descobrir vocações, formar talentos, desenvolver potencialidades, indicar caminhos, ganhar espaço em diferentes áreas de atuação. Enfim, objetivam preparar crianças e jovens para o palco da vida, que é o palco mais difícil, o palco que não permite ensaios, o palco que sempre apresenta os maiores desafios, dia após dia.

 

  • “Venho realizando o meu sonho e os de meninos e meninas como eu, a partir de minhas primeiras vitórias na carreira. Comecei a dar aulas de teatro em favelas: em fundo de quintal de alunos que cediam o espaço, em terrenos abandonados e quadras, e, depois de um tempo, tive a ousadia de alugar uma casa para criar o projeto. Lá um grupo de meninos e meninas, adolescentes e adultos, se une para praticar a arte do Teatro. No local, todos têm acesso a “Biblioteca Padre Pio” de Teatro, com mais de 6.000 títulos relacionados ao assunto e outros temas correlatos, revistas, jornais referentes a essa arte e uma videoteca com mais de 5 mil títulos a ela relacionados, filosofia e história” – conta Wal.

 

Quando entrou no projeto, há cinco anos, Caio Costa, hoje integrante ativo e produtor do Palco, estava numa fase um tanto que decisiva na vida. Conheceu o Wal através da segunda oficina que ele deu no Sesc de Ramos e de lá pra cá está com o grupo desenvolvendo seu lado artístico e empreendedor social.

 

  • “Com o projeto aprendi que o único jeito de realizar seus sonhos, é botando a mão na massa e se cercando de pessoas que compartilham do mesmo objetivo que você. Este livro que está sendo lançado é a concretização do sonho de uma vida. No livro está documentado não somente os primeiros dez anos de projeto, mas sim o início das carreiras de todos os que por aqui passaram, o impacto positivo que o projeto vem causando na vida das pessoas e na história do bairro de Olaria, adjacências e no estado do Rio de Janeiro e é a primeira vez que o pensamento, a visão que o Wal vem disseminando sobre arte está sendo organizada.” – relata Caio.

 

Will Dubrok é mais um aluno do projeto que hoje faz parte ajudando fazer acontecer. Ele, que entrou com o objetivo de apenas escrever, com o passar do tempo viu que podeira ajudar a criança e ao adulto com a arte de fazer cinema. Aproveitar o talento que cada um tem, não só interpretando, mas também ajudando a montar um cenário, fazendo a maquiagem, entre outras funções.

 

  • “O livro resume um grande sonho construído com tijolos e muita garra, desde a pessoa que prepara o lanche a pessoa que compartilha trocados de passagem para o outro. 10 anos e muitas vidas, No Palco da Vida é um projeto com o poder imensurável de transformação.”– afirma Will.

 

Para Vitor Abreu, hoje também integrante e produtor, Wal é um exemplo para todos nós e um símbolo nacional de resistência, honestidade, para muitos brasileiros e que em sua maioria busca seu lugar ao sol. Segundo ele, muitos que chegam ao projeto, muitas das vezes sem perspectiva de sonhos, encontram ali uma possiblidade.

 

  • “Quando integrei no projeto No Palco da Vida não podia imaginar que ali selava um encontro, que aos poucos foi se tornando uma segunda casa, uma segunda família. Curiosidade, leitura, teatro, amizade, carinho e respeito são alguns elementos que encontramos ao passar uma tarde na sede do projeto. Porém o mais me chama a atenção é perceber que essa casa simples, colorida, na rua Uranos 1363, não forma apenas atores, mas cidadãos conscientes do seu valor no mundo. Está completando 10 anos de existência, ou melhor, de resistência é saber que ainda existe possibilidade de se transformar e revolucionar um bairro, uma rua, um mundo.” – conta Vitor.

 

Este livro pra mim é a realização de um sonho, pois nele mostra o quanto o Palco, provoca as pessoas a seguirem seus sonhos. É lindo ver a história de como começou este projeto No Palco da Vida que, mesmo com tão poucos recursos, dá oportunidades faz com que as pessoas possam compartilhar de uma filosofia agregadora e do bem. E isso é uma realidade aqui.  Vejo nos alunos muito do que eu era no início. Fico feliz em ver a equipe que há dez anos vem transformando em seres humanos melhores e sempre com senso de união, um ajudando o outro. E tudo isso através da arte e da educação. Vejo o quanto a luta diária nos faz resistir e crescer internamente num foco para que a força fique maior e para acender a emoção e o amor dentro dos outros. As vezes parece que o sonho está longe, mas a cada dia colocando uma pedrinha nos sonhos no final o castelo estará formado. Espero que este castelo inspire outras gerações.  (Wal Schneider)

SERVIÇO:

Data: 16 de Janeiro de 2018
Horário: 19h  

Local: Livraria Argumento Leblon

Endereço: Rua Dias Ferreira, 417 – Leblon

Telefone: (21) 2239-5294

 

FICHA TÉCNICA DO LIVRO

Texto: Teresa Montero

Editora: Eldorado

Páginas: 179

Valor de venda: R$39,90

 

FICHA TÉCNICA DO PROJETO

Coordenação e direção: Wal Schneider

Produção: Caio Costa, Will Dubrok e Vitor Abreu

Ler mais

Wal Schneider é entrevistado no programa Sem Censura por Vera Barroso

Wal Schneider e Vera Barroso com o livro Um Palco e Muitas Vidas no programa Sem Censura – 2017. (Foto: Vitor Abreu).

Vera Barroso recebe Wal Schneider ator e diretor do projeto ‘No palco da vida’ fala sobre o livro que comemora 10 anos do projeto que resgata jovens atraídos pelo tráfico no Complexo do Alemão para o teatro. falando sobre os 10 anos do projeto social No Palco da Vida e o livo “Um Palco e muitas Vidas: 10 anos de histórias No Palco da Vida”, de Teresa Montero.

Assista agora a entrevista:

 

Ler mais

O Rio de Carmen Miranda mostrou O QUE É QUE A BAIANA TEM

Teresa Montero, Heleno Bernardi e Wal Schneider com o grupo no Cassino da Urca – 2017 (Foto; Gerson Ferreira)

O passeio O Rio de Carmen, idealizado e guiado pela escritora Teresa Montero na manhã de sábado (2/12/), demorou 77 anos para Carmen Miranda VOLTAR ao Cassino da Urca.  No Palco da Vida fez parte de um momento histórico. Trazer Carmen Miranda, o Bando da Lua e as vedetes para o palco do lendário Cassino da Urca após 77 anos. Sua última apresentação foi em setembro de 1940. O Rio de Carmen Miranda com o grupo No Palco da Vida e o artista Heleno Bernardi prestou essa homenagem a NOSSA Embaixadora do samba, das marchinhas. Inventora da moda brasileira. No Palco da Vida mostrou Carmen com o Bando da Lua e as vedetes no palco do “Cassino” (agora com a Intervenção de Heleno Bernardi). O prédio do Cassino só fica aberto até 20/12. Em 2020 renasce como “Centro Latino-Americano de Inovação em Design e Economia Criativa”, do IED.

Grupo No Palco da vida apresentando “O quê que a Baiana Tem”, de Dorival Caymmi no Cassino da Urca. – 2017 (Foto; Gerson Ferreira)

 

Assista agora um pouco do que rolou no passeio:

 

Ler mais

Cultivando Sonhos no Pátio Paschoal Carlos Magno

Vitor Abreu com o alunos da turma infantil no Pátio Paschoal Carlos Magno. (Foto: Will Dubrok)

“… interagir com o colega faz parte do processo criativo e ainda ajuda o nosso planeta.”

No sábado (25/11) os alunos do projeto social No Palco da Vida, tiveram uma verdadeira aula de ecologia. Uma das dinâmicas realizadas foi para que cada um pegasse uma semente e plantasse em um vaso com terra. “Muitas pessoas desconhecem o por que disso numa aula de teatro. De maneira metafórica, ensinamos aos alunos que seus sonhos não renderão frutos, se não forem plantados e cultivados”, afirma Vitor Abreu, um dos instrutores.  Consciência, trabalho em grupo são os pontos que norteiam cada aula ministrada no projeto e que podem se estendidos para o dia a dia dos alunos: “Plantando a gente consegue ajudar o nosso planeta e também a fazer economia nos gastos da nossa casa”, afirma Clara Viter de 11 anos. “Quando um aluno fica disponível para absorver o que foi passado, o trabalho flui de uma maneira fascinante. Brincadeiras, risos, aprendizado, interagir com o colega faz parte do processo criativo e ainda ajuda o nosso planeta”, resume Vitor que desde criança adquiriu gosto pelo contato com a natureza.

“Por causa do pensamento atual, onde as coisas estão cada vez mais rápidas, o senso de preocupação com o meio em que vivemos foi perdido. Desrespeitar a natureza se tornou algo corriqueiro.  Cada aula serve para desenvolver consciência, em suas mais diferentes formas,  não apenas a artística.”, completa Vitor,

 Paciência é tudo

Nicole Souza plantando alho. 

O Projeto No Palco da Vida ajuda a reduzir o efeito do aquecimento global. É uma atitude que traz muito mais benefícios ao planeta do que imaginamos, e a ideia de compartilhar isso com as crianças é educativa na formação dos valores e da cidadania.

 

 

Ler mais

Nova Turma 2017/2018

Dinâmica de grupo na Sala Multiuso – 2017 (Foto: Will Dubrok)

Iniciamos a nossa nova turma hoje! 
Muita energia positiva e pessoas com gana de fazer teatro e se descobrir através da arte. Até o final deste mês (novembro) nossas inscrições vão estar abertas. Nosso horário de atendimento é das 10h às 22h.
*Entre em contato conosco e agende sua visita: (21) 3081 5558/ 96979 3843 (whatsapp).

 

Ler mais

Palhaçaria no Dia das Crianças

Grupo após apresentação Memórias de um Picadeiro em Maricá – 2017

 

Hoje o grupo No Palco da Vida apresentou o espetáculo Memórias de um Picadeiro no CEIM Prof. José Carlos de Almeida e Silva, em Maricá. Primeiramente agradecer a toda equipe da escola, ao Mauricio Salkini, a diretora Katia Cruz, ao Sr. Secretário Dr. Luiz Carlos grande prazer a cada apresentação sair com boas energias vibrantes. A escola e todos estão de parabéns pelo carinho com cada um e a bela recepção com o grupo. Gratidão sempre.

 

Carlos Estrella, Luiz Pertuite, Will Dubrok, Ju Patrocinio, Ana Ferreira e Caio Costa nos bastidores

 

Ler mais

Teatro e Matemática na E.M. Francis Hime

Wal Schneider, Caio Costa e Vitor Abreu com alunos e professores da E.M. Francis Hime 2017 (Foto; Will Dubrok)

“Teatro e Matemática lado a lado”

Wal Schneider dando aula para os alunos e professores da Escola Francis Hime 2017 (Foto; Will Dubrok)

Na ultima quarta-feira (30/08) Wal Schneider é convidado pelo professor Luiz Felipe para dar um Worksop de teatro para alunos, professores e funcionários na 1ª Jornada de Educação Matemática da E.M. Francis Hime. Uma tarde deliciosa através de experiências teatrais, com tema “Sonho”. Cada aluno e professor trazendo sonhos e metas de vida. A oficina é para provocar aquele sonho mais profundo, desde a criança ao adolescente, do adolescente ao adulto, a linguagem nunca muda.

– O único meio de salvar o nosso país, é através da educação escolar. Isso pode salvar milhões de vidas pelo país. – Declara Wal.

Will Dubrok, Caio Costa, Wal Schneider. Luiz Felipe e Vitor Abreu na Escola Francis Hime (Foto Acervo do projeto)

Ler mais

Domingão de Festa

Sylvia Mariano, Vitor Abreu, Wal Schneider, Caio Costa e Will Dubrok com o bolo dos 10 anos do projeto (Foto: Jorge Paulino)

Domingo de encontros

Na tarde do dia 27 (Domingo) o projeto abriu as portas para os novos alunos e o público com as oficinas livre de teatro, dança e voz. Mia Assunção, uma das ex-alunas, agora instrutoras repassa o conhecimento, e Raffa professor de dança além de dar aula trabalha com performances de dança. – Inclusive montou o espetáculo de dança Dis-Forme em 2015.

O evento continuou com um bate-papo descontraído com Deputado Estadual Eliomar Coelho (Que recentemente entregou o Diploma Heloneida Studart de Cultura ao projeto), falando de sua experiência de arte e vida, com uma surpreendente revelação:

No meu início de carreira tive a honra de estar com o embaixador Paschoal Carlos Magno. Na época quando fazia teatro, vi um curso de teatro, me matriculei no MEC e fui recebido por ele, conversamos, e uma das coisas que me impressionou que ele foi um homem que dedicou a vida inteira pelo teatro brasileiro, um homem apaixonado pelo que fazia. – Revela Eliomar.

Papo de Mestre com Eliomar Coelho (Foto: Jorge Paulino)

Atrações como a convidada Índia Hanna Cacy, Raffa Barros e a peça Memórias de Nossa infância do grupo. Encontros de amizades, a vida é feita de reencontros, dali se constrói grandes famílias que se eternizaram para sempre. Desde o momento de 2007 quando as aulas eram numa salinha, depois num muro, igreja e hoje ver em um espaço repleto de cultura e boas energias.

Eliomar Coelho, Gabriela Dias e Wal Schneider com o grupo no aniversário do projeto (Foto; Jorge Paulino)

Ler mais

Parabéns projeto No Palco da Vida

10 ANOS DE AMOR A ARTE

Nesse dia 19 de agosto o projeto completa 10 anos de trajetória.

– Lembrar que a dez anos atrás estávamos em processo da peça Anjos em Agonia no SESC de Ramos em 2007, de como tinha meninos e meninas sonhando e acreditando na arte de representar. Um sonho que parecia loucura no começo, mas vendo hoje vejo cada pedrinha que foi construída todos esses anos, tijolo por tijolo, vejo que valeu apena. – Declara  Wal.

No dia 27 teremos o Baú das Artes, no qual teremos oficinas gratuita e variadas apresentações do grupo e convidados.

OFICINAS:

  • Teatro com Wal Schneider
  • Teatro Infantil com Mia Assusnção
  • Dança com Raffa Barros
  • Música Caio Costa
  • Palhaçaria com Liv Milla 

 

Dia 27 de agosto (Domingo)

Horário: 13:00 horas

Endereço: Rua Uranos, 1363 – Olaria (Próximo ao Cacique de Ramos / BRT de Olaria)

Ler mais
 

Seja amigo do Palco

Doe agora!

 
Assine nossa newsletter

Agenda
SEGUNDA-FEIRA 05 DE SETEMBRO
10h - 11h - Workshop
11h - 12h - Workshop
12h - 13h - Aula de...
O Palco no Facebook

https://www.facebook.com/nopalcodavida/?fref=ts
#