MUSEU DE MEMÓRIA DO TEATRO

Idealizado pelo ator e diretor Wal Schneider, é um resgate e preservação da memória das artes brasileiras. Desde 1999 Wal, um apaixonado pelo teatro, pesquisa e coleciona um rico acervo sobre Teatro Brasileiro. Em 2011, teve a ousadia de alugar um casarão em Olaria, região do Complexo do alemão na zona norte, onde hoje é o projeto No Palco da Vida, a 1ª Escola de Artes da região.  A sede abriga mais de 20 mil itens entre livros, revistas, vinis e jornais raros, programas de teatro da década de 30, aos dias de hoje. Incluindo uma videoteca com mais de 10 mil DVDS de arte geral (Filmes, entrevistas, documentários espetáculos e aulas).

OBJETIVO GERAL:
O acevo do projeto No Palco da Vida tem como objetivo preservar a memória das artes nacional para as próximas gerações, com uma produção de digitalização, conservar e disponibilizar ao público.

Temos também livros raros como;
“João Caetano: Estudo de Individualidade” – Autor: Mello Moraes Filho, – 1903 1ª. Edição Editora Laemmert. Galeria Theatral – Esboços e Caricaturas – Autor: José Alves Visconti Coaracy – 1884. Editora: Rio de Janeiro – Typ. e Lith de Moreira, Maximino”.

Vinis de grandes músicos e peças teatrais como “Liberdade, Liberdade”(1966) com Nara Leão, Paulo Autran, Tereza Rachel e Vianinha.  “Arena conta Zumbi, “O Avarento” (1969) com Procópio Ferreira, “Isso devia ser Proibido” (1967) com Cacilda Becker e Walmor Chagas.

No acervo contém a vida e obra de grandes personalidades (Livros, videos, revistas e jornais) das artes, nomes como; Dulcina de Moraes, Abdias Nascimento, Cacilda Becker, João Caetano, Leopoldo Fróes, Jayme Costa, Fernanda Montenegro, Walmor Chagas, Ruth de Sousa, Ziembinski, Augusto Boal, Bibi Ferreira, Marília Pêra, Paschoal Carlos Magno, Chica Xavier, Alfredo Mesquita, Itália Fausta, Chico Buarque, Jorge Amado, Clarice Lispector, Bertolt Brecht, Constantin Stanislavski, Nelson Rodrigues, Machado de Assis, Martins Pena, Shakespeare, Vinicius de Moraes, Mario de Andrade, Guimarães Rosa entre outros. Principais grupos de teatro como Teatro Oficina, Teatro do Oprimido, Grupo Galpão, Théâtre du Soleil, Ópera de Pequin entre outros.

Livro João Caetano de 1884

CENTRO DE PESQUISA:

Após a reforma a sala virou um ambiente mais frequentado da casa. A biblioteca também é aberta ao público de fora; pesquisadores, estudantes de escolas e universidades. A biblioteca divide os livros por seguintes assuntos; Teatro, Literatura Brasileira, Literatura Estrangeira, Biografias, Audiovisual, Música e Dança, Jornalismo, Sociedade e História. Fora coleções de grandes autores.

A biblioteca do projeto No Palco da Vida está no Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Arquivos (CODEARQ) ;
https://dibrarq.arquivonacional.gov.br/index.php/instituto-cultural-no-palco-da-vida

Página no instagram do museu:
https://www.instagram.com/museudememoriadoteatro/

Confira mais sobre o acervo:

Conheça o acervo do projeto No Palco da Vida